Enheduanna - (2286 a.C - 2251 a.C)
- Annie The Witch
- 25 de nov.
- 1 min de leitura
Filha do Rei Sargão o Grande da Acádia, o primeiro construtor de impérios na história, a princesa Enheduanna foi a primeira autora conhecida da história. Sargão era um semita do norte que falava acadiano, e as antigas cidades sumérias do sul o viam como um invasor estrangeiro. Para preencher a lacuna entre as culturas, ele nomeou sua filha como alta sacerdotisa no templo mais importante do império.
Na época, realeza feminina servia em papéis religiosos e como alta sacerdotisa cuidava do armazenamento de grãos para a cidade, supervisionava centenas de trabalhadores no templo e interpretava sonhos sagrados. Ela foi educada para saber ler e escrever em sumério e acadiano e foi a primeira autora a escrever com o pronome "eu" .
Ela serviu como sacerdotisa por quarenta anos e após sua morte, foi elevada ao status de divindade menor e seu trabalho continua sendo estudado até hoje. O principal objetivo de suas obras era unir a antiga cultura suméria com a nova civilização acadiana, o império que seu pai fundou. Por isso , ela escreveu hinos religiosos que combinavam ambas as mitologias. Cada cidade na Mesopotâmia, era governada por deus, então cada hino era feito para cada deus que dirigia a cidade. O deus que foi contribuído em seu trabalho, foi a deusa Inanna conhecida como Rainha dos Céus.
Ela escreveu 42 hinos e 3 poemas épicos, e seu trabalho influenciou o Antigo Testamento Hebreu, os épicos, A Ilíada e A Odisseia, de Homero e hinos cristãos.


Comentários